quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Site da Biblioteca Digital Mundial, fruto da colaboração entre a Biblioteca do Congresso dos EUA, a UNESCO e parceiros por todo o mundo. Foi lançado em 2009 e visa incluir acervos de todo o mundo. Abrange manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos, entre outros.

http://www.wdl.org/pt/
Versão digital de alguns dos mais raros livros do acervo do Mosteiro de São Bento da Bahia.

http://www.saobento.org/livrosraros/
Link Cultura é um portal de conteúdo cultural desenvolvido pelo Docpro que disponibiliza on line acervos variados para consulta totalmente livre.

http://www.linkultural.com.br/
Internet Archive instituição sem fins lucrativos fundada em 1996, em São Francisco/CA. Os objetivos do Archive incluem oferecer acesso permanente a coleções históricas em formato digital.

http://archive.org/index.php
Europeana é uma biblioteca digital desenvolvida pelos países da União Europeia. Seu objetivo é tornar acessível o imenso patrimônio cultural de todos os acervos nacionais do continente, que incluem: livros raros, antigos ou cujas edições encontram-se esgotadas; pinturas, fotografias, mapas, jornais, manuscritos, documentos, sons e vídeos (incluindo filmes e programas de TV).
http://www.europeana.eu/portal/?lang=PT
Biblioteca Nacional de Portugal reúne textos e outros tipos de documentos (ilustrações, mapas, partituras e periódicos) representativos da história e da cultura de Portugal.

http://purl.pt/index/geral/PT/index.html
Biblioteca Nacional Sem Fronteira é um programa desenvolvido pela Biblioteca Nacional que visa democratizar o acesso da instituição. É composta por coleções digitais temáticas, refletindo todas as áreas da instituição em em especial os tesouros da Biblioteca Nacional. Seu acervo é dividido em manuscritos e obras raras.

http://www.bn.br/site/pages/bibliotecaDigital/bibsemfronteiras/index.html
Biblioteca Digital do Brasil site da Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro/RJ). Abrange projetos específicos: Rede da Memória Virtual Brasileira (sobre as expressões culturais das artes, música, literatura e his
tória do país e de suas regiões); A França no Brasil (portal digital entre as Bibliotecas Nacionais do Brasil e da França); Periódicos & Literatura; Guerra do Paraguai; Coleção Thereza Christina (coleção de fotografias do Imperador D. Pedro II); entre outros.

http://bndigital.bn.br/
Biblioteca Rui Barbosa páginas selecionadas de 106 obras raras da Biblioteca de Rui Barbosa, aí incluída a íntegra da edição de 1481 da Divina Comédia de Dante Alighiere, perfazendo um total de 1.100 imagens.

http://www.docpro.com.br/fcrb/livros/bibliotecadigital.html
Biblioteca Digital Jurídica do Superior Tribunal de Justiça traz as obras raras do acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Obras valiosas estão disponíveis na íntegra para consulta nesta coleção.

http://bdjur.stj.jus.br/xmlui/handle/2011/8886
Biblioteca Digital do Senado Federal possui um acervo digital diversificado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em tex
to e áudio, entre outros documentos. As obras são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/82005
A Biblioteca Digital do Museu Nacional disponibiliza itens do acervo de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Essas coleções formam um patrimônio de referência nas áreas de ciências na
turais e antropológicas. Os arquivos podem ser baixados através desta página e suas versões em altíssima resolução estão disponíveis para acesso em terminais da instituição.

http://www.obrasraras.museunacional.ufrj.br/
A Biblioteca Digital de Obras Raras da USP disponibiliza para pesquisadores e público em geral o conteúdo integral de títulos existentes nas diversas Bibliotecas da Universidade de São Paulo.

http://www.obrasraras.usp.br/