domingo, 29 de maio de 2011

Revistas de História

Link de Revistas de História

Revistas da área de História com artigos disponibilizados na íntegra

Instituições de Pesquisa

Instituições de pesquisa na área de História

Indicações Culturais

Sites sobre cultura brasileira

Apoio ao Professor

Sites de apoio didático ao Professor

Fonte: site Brasil republicano

Brasil republicano

O objetivo do site é oferecer aos professores de História de nível médio das redes pública e privada de ensino ferramentas teóricas e metodológicas para desenvolverem suas atividades em sala de aula. Em sua primeira fase, o site dedica-se exclusivamente à experiência democrática brasileira, entre 1946 e 1964. Atualizado periodicamente, o site disponibilizará os resultados das pesquisas produzidas pelos historiados envolvidos no projeto; documentos históricos que se tornaram referências para o estudo da experiência liberal-democrática no Brasil entre 1946 e 1964; fontes iconográficas; links de artigos de pesquisadores de diversas Universidades; textos teóricos tratando da História Cultural, da História Política e do Ensino da História; bibliografias; filmografias; teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre o período produzidas nos Programas de Pós-Graduação em História do país; avisos sobre congressos, seminários e cursos na área de História.

Site: http://www.brasilrepublicano.com.br/

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Videoteca do canal Futura


O site do canal Futura disponibiliza programas da TV para download.

Como usar:

O sistema é simples. Na página principal do site aparece o menu de programas, dividido por temas e com indicação de quantos episódios estão disponíveis. Uma busca mais detalhada pode ser feita através de palavras-chaves. Os vídeos vêm acompanhados de material complementar, como conteúdo pedagógico, sinopses, fichas técnicas e informações institucionais, sobre o elenco e apresentadores.

Escolhido o programa, basta executar o download seguindo os passos indicados. Participando do sistema BitTorrent, os usuários são aconselhados a manter os arquivos baixados durante algum tempo em suas máquinas, para a garantia de que haverá o compartilhamento seguro e rápido do material para outros usuários.

Uma vez armazenado no computador, não é mais necessário estar conectado à internet para assistir ao programa ou gravá-lo em DVD.

Site: http://www.futuratec.org.br/

domingo, 22 de maio de 2011

Existe humor na vida de um pós-graduando? Sim, existe!


O site Pós-graduando é divertido e informativo, lá podemos relaxar com tiradas inteligentes que definem nossa "triste" realidade de pessoas que vivem em um mundo paralelo e ao mesmo tempo construtivo, com dicas e informações sobre bolsas, pesquisas e debates. Vale a pena visitar : http://www.posgraduando.com/

sábado, 14 de maio de 2011

Museu da Pessoa


"Perto do dia 1º de maio um amigo meu veio me dizer: "Dobola, você tem que fugir, porque eu acho que antes do 1º de maio eles vêm pegar todo mundo. E como você já é considerada uma das intelectuais esquerdistas, é melhor você sair da cidade". Munca mais voltei para Iedenitz. Três anos eu andei. Trabalhei numa fábrica em Bucareste, para poder me sustentar. E depois em 33, fizeram papéis para eu sair do país. Eu não era a única. Centenas de jovens tiveram que fugir. A situação estava agonizante, já havia um sentido nazista" Doba Zonenschain

Essa é uma das muitas histórias que podemos encontrar no Museu da Pessoa, é um espaço na internet que recupera e valoriza a história de vida de cada pessoa, o museu contribui para reconhecermos o nosso papel como sujeitos transformadores e aprendermos a respeitar o próximo. E você também pode contar a sua história lá.

Site: http://www.museudapessoa.net/

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Biblioteca Virtual da Cartografia Histórica do século XVI a XVIII

"A documentação cartográfica da Biblioteca Nacional começou a ser formada em fins do século XVIII, ao ser criada em Lisboa a Real Biblioteca, mais tarde transferida para a cidade do Rio de Janeiro, no período da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil. Seu acervo cresceu através dos tempos, mediante aquisições de importantes coleções particulares e de exemplares originais em livrarias especializadas, constituindo, hoje, um rico patrimônio de imagens do Mundo, no todo e em suas partes. Ele inclui alguns milhares de mapas, vistas e planos avulsos, manuscritos e impressos, e outros tantos anexos a documentos históricos ou inseridos em livros e opúsculos raros, além das centenas de Atlas reais e factícios, não raro truncados – material esse que se encontra disperso em várias áreas da Biblioteca Nacional: Cartografia, Manuscritos, Iconografia e Obras Raras".

Site: http://consorcio.bn.br/cartografia/cart_colonial.html

Relatórios de Província

O site Center for Research Libraries possui um projeto chamado Brazilian Government que possui documentos brasileiros que foram escaneados a partir de cópias em microfilme dos originais. Entre os documentos estão: os Relatórios de Províncias e Alamanaques Administrativos (esse último somente do Rio de Janeiro).

Para quem quiser pesquisar: http://crl.edu/brazil/provincial