sábado, 29 de janeiro de 2011

Google Earth incorpora busca de zonas culturais mexicanas

México, 28 jan (Prensa Latina) Uma nova ferramenta de localização georreferenciada de zonas arqueológicos, museus e lugares mexicanos, declarados Patrimônio Mundial pela Unesco, foram incorporados ao atlas digital Google Earth. Segundo um comunicado conjunto de autoridades do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH-Conaculta) e Google Latinoamérica este sistema de busca permitirá fortalecer a promoção da cultura e a atividade turística de México no mundo.

Para ter acesso ao programa é necessário que você baixe o Google Earth no seu PC que pode ser encontrado em qualquer site para download.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Arquivos do presidente John F.Kennedy

"Historiadores e demais pesquisadores não precisam mais viajar a cidade de Boston, nos Estados Unidos, para consultar os arquivos da Biblioteca e Museu John F.Kennedy (JFK). A partir de agora, bastam apenas alguns cliques para consultar os milhares de documentos que ajudam a contar a vida do ex-presidente americano. Isso, porque o acervo da instituição, que até então só podia ser consultado pessoalmente, está sendo digitalizado e disponibilizado na internet, podendo ser livremente acessado por qualquer pessoa. Boa parte dos documentos já está online e muitos outros ainda estão sendo tratados por especialistas. Segundo o jornal americano The New York Times, o acervo constitui a maior coleção presidencial dos Estados Unidos, reunindo mais de 250.000 documentos e 200 horas de áudio e vídeo. Segundo os administradores do Museu/Arquivo/Biblioteca, a idéia é preservar o legado de um dos antigos mandatários mais expressivo e querido da história americana. O projeto, que já está disponível na internet, cobre um longo período histórico, que vai desde os anos em que Kennedy passou na Universidade de Harvard até as suas chamadas mais críticas e importantes como presidente americano, passando por conversas pessoais com seus pais durante a Segunda Guerra Mundial. Entre os documentos, todos de grande valor para quem deseja conhecer melhor os bastidores do século XX, destaca-se aqueles que reproduzem conversas entre Kennedy e o ex-presidente Dwight D. Eisenhower a respeito da crise dos mísseis cubanos".

Site: http://www.jfklibrary.org/

Fonte: Café História

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

De Deodoro a Dilma


O Jornal Estadão on line publica diariamente um painel da história republicana do Brasil com os fatos mais importantes (segundo o jornal) de cada presidente que já passou por aqui!!!

Site: http://www.estadao.com.br/especiais/de-deodoro-a-dilma,128452.htm

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Biblioteca digital mundial


A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza documentos históricos digitalizados do mundo todo. São mapas, livros, gravuras, manuscritos e até mesmo filmes. Durante a navegação o visitante pode ainda filtrar buscas selecionando lugar, período e tipo de documento.

Site: http://www.wdl.org/pt/

Revistas do IHGB


Circulando regularmente desde 1839, a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro é uma das mais longevas publicações especializadas do mundo ocidental. Destina-se a divulgar a produção do corpo social do Instituto, bem como contribuições de historiadores, geógrafos, antropólogos, sociólogos, arquitetos, etnólogos, arqueólogos, museólogos e documentalistas de um modo geral. Possui periodicidade trimensal, sendo o último número de cada ano reservado ao registro da vida acadêmica do IHGB e demais atividades institucionais. A coleção completa da Revista encontra-se disponível para consulta on line, no endereço:

http://www.ihgb.org.br/rihgb.php

Revistas on line

Site com Revisas Ilustradas, informações sobre escritores e pensadores brasileiros.

Site: http://www.memoriaviva.com.br/

Biblioteca Digital de Cartografia Histórica da USP


A Biblioteca Digital de Cartografia Histórica reúne a coleção de mapas impressos do antigo Banco Santos - atualmente sob custodia do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP), conforme determinação da Justiça Federal. Além de disponibilizar os mapas em alta resolução, o site oferece informações cartobibliográficas, biográficas, dados de natureza técnica e editorial; assim como verbetes explicativos que procuram contextualizar o processo de produção, circulação e apropriação das imagens cartográficas.

Site: http://www.mapashistoricos.usp.br/

Fontes sobre a cultura indígena


A Biblioteca Digital Curt Nimuendaju visa à criação de uma coletânea digital de artigos e livros raros sobre línguas e culturas indígenas sul-americanas, com o objetivo de torná-los mais acessíveis a pesquisadores e outros interessados.

Site para pesquisa: http://biblio.etnolinguistica.org/

Site Cultura Brasil - livros completos

O site Cultura Brasil disponibiliza livros na íntegra para download.

Site: http://www.culturabrasil.pro.br/download.htm

Uma brasiliana para todos


O site Brasiliana USP é uma ferramenta prática para todos os pesquisadores, lá é possível encontrar obras raras, revistas e livros de diversos assuntos. Para pesquisar no acervo basta digitar o que você procura pelo nome do autor ou pelo título da obra .... e pronto!!!

Boa pesquisa!

Site:http://www.brasiliana.usp.br/

domingo, 9 de janeiro de 2011

Os diários de D. Pedro II disputam título concedido pela Unesco



“Na vinda examinei aqui as oficinas centrais destas estradas de ferro. São muito importantes; porém não tão bonitas como as da estrada de ferro do Rio”. A comparação foi feita por Dom Pedro II em 1876, nos Estados Unidos, e faz parte de um acervo de 50 mil documentos deixados pelo imperador com registros de suas três viagens pelos continentes. O material disputará o título de Memória do Mundo em 2012 — classificação concedida pela Unesco à documentação e que corresponde ao Patrimônio da Humanidade para bens materiais e imaterias.Quatro pesquisadores do Museu Imperial de Petrópolis começaram um trabalho minucioso de revisão do material e a preparação de um dossiê para a Unesco. O trabalho deverá ser concluído em 11 meses.

Esta é a segunda vez que documentos brasileiros do período do Império disputam o título da Unesco. Em 2003, uma coleção com 21.742 fotos da imperatriz Teresa Cristina, mulher de Pedro II, foi considerada patrimônio mundial. O material, de posse da Biblioteca Nacional, retrata cenas do século XIX. Os arquivos da ditadura brasileira, que reúnem documentos do período de 1964 a 1985, também aguardam o título. Na América do Sul, já foram reconhecidos como patrimônio os arquivos das ditaduras da Argentina, Chile e Paraguai.

— As viagens do imperador demoravam em média de oito meses a um ano e meio. Em 1876, ele cruzou de trem os Estados Unidos duas vezes. Foi depois para o Canadá, Europa e Oriente Médio, sempre registrando as expedições. Um detalhe que chama a atenção é que Pedro II falava de igual para igual com pesquisadores e cientistas. Era possuidor de grande conhecimento, o que enriqueceu ainda mais o material — explica o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Júnior.


Fonte:Extra Globo - Marcelo Remígio

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Biblioteca virtual da América Latina

Bibliteca virtual com fontes, trabalhos acadêmicos e pesquisas sobre a História da América Latina.

Site: http://www.bvmemorial.fapesp.br/php/index.php

Fontes e documentos sobre a História do México

Site publica 500 anos de História da México com fontes e documentos digitalizados, tudo em espanhol.


Site: http://www.biblioteca.tv/artman2/publish/index.shtml

Centro de memória fotográfica da UNICAMP


O Arquivo Fotográfico conta hoje com aproximadamente 25.000 imagens, entre 1860 e 2000, com uma maior incidência para o período entre 1900 e 1970. O acervo é constituído basicamente pelas doações de instituições públicas e privadas, fotógrafos, historiadores, jornalistas, famílias e pessoas da comunidade local, entre outras.
A composição temática representada nos seus fundos e coleções dá conta de aspectos urbanos e rurais e da sociedade em geral, apresentando interesse para as áreas de história social, da cultura, da evolução urbana, da arquitetura, da paisagem e da educação. Para o tratamento desse acervo o Arquivo Fotográfico estabeleceu uma política que contempla tanto o processamento arquivístico das imagens como a conservação dos materiais fotográficos.

Site: http://www.unicamp.br/cmu/iconografia/expo-modern_im.html

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Documentos sobre a escravidão na África e na América

A Visual Record é um website da Universidade da Virginia, EUA, possui uma quantidade fabulosa de gravuras, mapas e fotos referentes à escravidão na África e na América.

Site: http://hitchcock.itc.virginia.edu/Slavery/index.php