Futebol Cearense - história e fotos









Um pouco da história do futebol cearense:



Orion Futebol Clube - foi fundado em 01 de junho de 1929 a partir da dissidência de jogadores do então tri-campeão, Fortaleza EC, e liderados pelos irmãos Machado (Moacir, Jandir, Juraci e Caranã). Orion é o nome de uma constelação equatorial formada de estrelas brilhantes, três das quais as conhecidas "Três Marias".



Ceará Sport Club - ideia de fundar o Ceará Sporting Club veio no dia 2 de junho de 1914, pelos jovens Luís Esteves Júnior e Pedro Freire, durante um encontro à tarde no Café Art Noveau, que funcionava na Praça do Ferreira. Neste encontro, eles resolveram convidar mais alguns amigos para discutirem a idéia e se reunirem à noite, na residência de Luís Esteves - localizada na Rua Tristão Gonçalves.



Fortaleza Esporte Clube - Alcides de Castro Santos. Primeiramente, ele fundou em 1912 um clube também chamado Fortaleza, que posteriormente veio a ter suas atividades encerradas. A seguir, participou da fundação do Stella Foot-Ball Club, em 1915 (Stella era o nome de um colégio suíço onde estudavam os filhos de alguns nobres representantes da alta sociedade de Fortaleza). Este clube teve estreita ligação com o Fortaleza Esporte Clube (FEC), principalmente pela presença de Alcides Santos na formação dos dois, tendo o Fortaleza sido fundado em 18/10/1918. Como grande desportista que era, também estimulou e participou da fundação de Riachuelo, Tabajara e Maranguape, todos antes de 1918. Esteve ligado ao Fortaleza EC em seus primeiros 20 anos de história.




fontes: Sobre a história dos times nos sites oficiais dos clubes e as fotografias do arquivo Nirez.

Comentários

  1. Olá Profª!!

    Sou Ricardo, aluno da UVA-Fortaleza.

    Parabêns pelo Blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas