As mulheres e o véu no mundo islâmico



O uso do véu, do chador, da burca e de outros adereços da cultura islâmica feminina varia de acordo com as tradições de cada país.

Iraque - Até a queda de Saddam Hussein, a maioria das mulheres não usava as vestes tradicionais islâmicas. Com a ascensão da maioria xiita, muitas se cobrem temendo punições. No sul, até as cristãs têm de usar o véu.

Irã - Leis exigem que se cubra o cabelo. As mulheres usam lenços na cabeça, mas não no rosto. As mais velhas usam o chador, manto preto que cobre a cabeça e o corpo.

Turquia - O estado laico baniu o véu de prédios públicos. Mas não há um relaxamento da lei com a crescente influência de grupos islâmicos. Muitas mulheres usam o véu em grandes cidades.

Líbano - É um dos países mais liberais do mundo mulçumano. É comum ver jovens de jeans ao lado de mulheres cobertas.

Jordânia - Não há debate público sobre o tema, mas em famílias conservadoras é comum mulheres usarem o jijab, véu que cobre o rosto e deixa só os olhos a mostra.

Afeganistão - O Taleban obrigava as mulheres a se cobrir dos pés a cabeça com a burca. Com a queda do regime, em 2011, o uso da burca se tornou opcional.

Malásia - O uso do véu cobrindo a cabeça e o pescoço, chamado de tudung, aumentou nos últimos quinze anos. Hoje as mulheres são pressionadas a usá-lo.

Fonte: Oliveira, Gisele. J. - As mulheres e o véu no mundo islâmico. Folha de São Paulo, 20 de nov 2006.

Comentários

  1. horrivel em plena século XXI as mulheres serem tão submissas nesses países.. Vergonha mesmo!

    ResponderExcluir
  2. mas por qual motivo ela deve se cobrir

    ResponderExcluir
  3. eu sou o anônimo a sima e me responda o quanto antes possivel

    ResponderExcluir
  4. Absurdo as mulheres terem que se tornar tão submissa as regras, algumas temem com medo de serem punidas se não houver o uso. Lastimável ver mulheres se escondendo atrás de panos.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria muito de Me vestir assim, seila e diferente pq não aderir um novo estilo xD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas