terça-feira, 31 de agosto de 2010

Brasiliana - uma biblioteca na internet


A Coleção Brasiliana reúne 415 volumes de autores brasileiros e estrangeiros que retrataram o país nos campos da História, Sociologia, Antropologia e História Natural, entre muitos outros. O projeto Brasiliana Eletrônica apresenta a versão digitalizada da Coleção Brasiliana. As obras foram revisadas, sua ortografia atualizada, e são acompanhadas de apresentações críticas e biografias dos autores, preparadas por especialistas acadêmicos.

http://www.brasiliana.com.br/

domingo, 29 de agosto de 2010

Acervo de História oral e imagem


Criado em 1982, o Laboratório de História Oral e Imagem - LABHOI compõe o programa de atividades acadêmicas do Departamento de História da UFF, integrando ensino, pesquisa e extensão universitária. Constitui-se como arquivo de fontes orais, visuais e digitais e como centro de referência de história oral e da imagem. Enquanto grupo de pesquisa, tem por objeto de estudo as relações entre História e Memória e se organiza em torno de quatro linhas de pesquisa: Memória e Escravidão; Memória e Cidade; Memória e Política; Memória e Mídia. Desenvolve ainda parcerias com instituições nacionais e internacionais, sendo membro fundador da Associação Brasileira de História Oral - ABHO.

http://www.historia.uff.br/labhoi/

sábado, 28 de agosto de 2010

História quantitativa do Brasil - site do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apresenta um vasto conjunto de arquivos em Excel com informações estatísticas sobre a realidade brasileira. Tais informações foram extraídas dos 64 volumes do Anuário Estatístico do Brasil, publicados entre 1916 e 2000, e da publicação Estatísticas Históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988, cujas séries foram complementadas com informações de outras fontes oficiais de dados. Esta nova edição, ora disponibilizada neste site inclui, além dos arquivos Excel, arquivos PDF de cópias fac-similares das tabelas dos anuários estatísticos referentes às estatísticas demográficas, sociais, políticas e culturais, publicadas apenas em papel até 1994; desde 1995, as tabelas em formato Excel, bem como o Anuário Estatístico em sua integralidade, vêm sendo publicadas também em meio digital. Esses dois conjuntos de arquivos, em formato Excel e em formato PDF, até 1994, são o espelho um do outro: são idênticos os índices, a ordem cronológica e os títulos das tabelas. Contêm, ainda, um idêntico sistema de busca por temas. As informações estatísticas estão organizadas em duas partes: uma, com as estatísticas demográficas, sociais, políticas e culturais; e outra, com as estatísticas econômicas, distribuídas em 326 séries históricas.

http://www.ibge.gov.br/seculoxx/default.shtm#

E o site do Brasil 500 anos de povoamento:

http://www.ibge.gov.br/brasil500/index2.html



Coleção digital de fotografias do IBGE


Existem 15489 fotografias disponíveis nesta coleção digital da biblioteca do IBGE, com imagens de todo o Brasil em diversas situações e acontecimentos, para quem busca uma fonte para completar sua pesquisa, derrepente ela pode estar neste site.

http://biblioteca.ibge.gov.br/colecao_digital_fotografias.php

Obras completas do Machado de Assis


O Ministério da Educação possui um site especial com a obra completa do Machado de Assis. Encontram-se os textos completos dos seus romances, crônicas, poesias, contos e peças de teatro, além de outras informações sobre esse autor. O objetivo é que a sua obra chegue a qualquer usuário da internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

http://machado.mec.gov.br/index.php

Para quem pesquisa a História da Ciência


A Revista Popular Science que faz 137 anos que publica mensalmente as novidades sobre a ciência e a tecnologia fez uma parceria com a Google e disponibilizou todos o seu acervo de forma digital desde o primeiro em 1872 até hoje. A pesquisa pode ser feita por edições, palavras ou temas. Boa pesquisa!

endereço:
http://books.google.com/books?id=Ge_B-61tEqIC&hl=pt-BR&source=gbs_all_issues_r&cad=1

Brasil republicano

O site Brasil Republicano reúne pesquisadores que desenvolvem o projeto “O Rio de Janeiro e a experiência democrática nas páginas dos jornais: ideologias, culturas políticas e conflitos sociais (1946-1964)”. Trata-se de um instrumento de trabalho, discussão e divulgação das pesquisas produzidas por doutores e doutorandos em História que integram o grupo e que atuam nas redes municipal, estadual e federal de ensino. O objetivo do site é oferecer aos professores de História de nível médio das redes pública e privada de ensino ferramentas teóricas e metodológicas para desenvolverem suas atividades em sala de aula. Em sua primeira fase, o site dedica-se exclusivamente à experiência democrática brasileira, entre 1946 e 1964. Atualizado periodicamente, o site disponibilizará os resultados das pesquisas produzidas pelos historiados envolvidos no projeto; documentos históricos que se tornaram referências para o estudo da experiência liberal-democrática no Brasil entre 1946 e 1964; fontes iconográficas; links de artigos de pesquisadores de diversas Universidades; textos teóricos tratando da História Cultural, da História Política e do Ensino da História; bibliografias; filmografias; teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre o período produzidas nos Programas de Pós-Graduação em História do país; avisos sobre congressos, seminários e cursos na área de História.

http://www.brasilrepublicano.com.br/index.php

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Filme A Origem ... espetacular!!!


Imagine um filme que já nasceu para ficar na História...e agora supere isso! Pois esse filme é A Origem, dificilmente as estréias previstas para os próximos meses conseguirão superar o seu sucesso. Dirigido pelo já consagrado em fazer tramas psicológicas o Christopher Nolan (mesmo de Amnésia). O roteiro trata-se da história de Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) que comanda uma equipe que invade os sonhos das pessoas para roubar segredos do inconsciente que possam ser utilizados por empresas concorrentes. Até que um poderoso empresário (Ken Watanabe) procura o serviço de Dom para propor algo diferente: que ele implante uma idéia no cérebro do herdeiro de outra companhia (Cillian Murphy), em troca ele conseguirá voltar a sua vida "normal" com seus filhos e poder entrar nos EUA. Dom, que já não consegue mais ser arquiteto dos sonhos por causa da esposa, Mal (Marion Cotillard), contrata uma nova arquiteta, Ariadne (Ellen Page). A sua equipe conta também com Arthur (Joseph Gordon-Levitt), Eames (Tom Hardy) e Yusuf (Dileep Rao) para executar o projeto. Durante o filme fica muito claro o que é "real" e o que é "sonho", basta ficar atento a história. Percebi que existe uma semelhança com o filme matrix, só no que diz respeito a questionar o mundo real, pois enquanto matrix fez algo no mundo das idéias, o filme A Origem, fez naquilo que todos nós temos e não entendemos... os sonhos. Algo que tem destaque na obra é a fotografia, direção de arte e os efeitos especiais, que proporcionam momentos surreais. E se já não bastasse toda a perfeição do roteiro, tudo isso é embalado com a trilha sonora de Edith Piaf. Como quero deixá-los com vontade de ver o filme, digo mais uma coisa, atenção a cena final, algo simples...mas genial.