segunda-feira, 26 de julho de 2010

Para quem estuda História do Brasil


Site disponibiliza milhares de documentos sobre a vida e a obra de José Bonifácio e ajuda a compreender a importância política e cultural de uma das figuras mais emblemáticas do Império Brasileiro

"Haverá muita gente que me citará sem me ter lido; e haverá muitos outros sem me terem entendido". Dita por José Bonifácio (1763-1838), a frase certamente foi durante muitos anos uma realidade para se referir aos usos e abusos da vasta obra deixada pelo próprio Bonifácio, um dos mais famosos patriarcas da independência do Brasil. No entanto, Bonifácio pode descansar um pouco mais a partir de agora. É que desde 2006, está online o site "José Bonifácio - Obra Completa", projeto idealizado pelo jornalista e escritor Jorge Caldeira. Rico em documentos, o site disponibiliza gratuitamente ao público 4.124 registros, 7.059 páginas em manuscrito e 3.119 páginas impressas.
site: http://www.obrabonifacio.com.br/

fonte: site café história

Mais filmes por diretores


O SUSPENSE DE ALFRED HITCHCOCK:

Fase inglesa:

THE LODGER - EASY VIRTUE - O RING - A MULHER DO FAZENDEIRO - CHAMPAGNE - CHANTAGEM E CONFISSÃO - ASSASSINATO - THE SKIN GAME - RICH AND STRANGE - O MISTÉRIO DO N. 17 - O HOMEM QUE SABIA DEMAIS (1934)- OS 39 DEGRAUS - O AGENTE SECRETO - O MARIDO ERA O CULPADO - JOVEM E INOCENTE - A DAMA OCULTA - A ESTALAGEM MALDITA.

Fase americana:

REBECCA, A MULHER INESQUECÍVEL - CORRESPONDENTE ESTRANGEIRO - UM CASAL DO BARULHO - SUSPEITA - SABOTADOR - A SOMBRA DE UMA DÚVIDA - UM BARCO E NOVE DESTINOS - QUANDO FALA O CORAÇÃO - INTER-LÚDIO - AGONIA DE AMOR - FESTIM DIABÓLICO - SOB O SIGNO DE CAPRICÓRNIO - PAVOR NOS BASTIDORES - PACTO SINISTRO - A TORTURA DO SILÊNCIO - DISQUE M PARA MATAR - JANELA INDISCRETA - LADRÃO DE CASACA - O TERCEIRO TIRO - O HOMEM
QUE SABIA DEMAIS (1956) - O HOMEM ERRADO - UM CORPO QUE CAI - INTRIGA INTERNACIONAL - PSICOSE - OS PÁSSAROS - MARNIE, CONFISSÕES DE UMA LADRA - CORTINA RASGADA - TOPÁZIO - FRENESI - TRAMA MACABRA.

A GRANDIOSIDADE DE JOHN FORD:

O CAVALO DE FERRO (mudo) -MÉDICO E AMANTE -NAS ÁGUAS DO RIO - PEREGRINAÇÃO - A PATRULHA PERDIDA - O JUIZ PRIEST - O DELATOR - O PRISIONEIRO DA ILHA DOS TUBARÕES - MARIA STUART, RAINHA DA ESCÓCIA - HORAS AMARGAS - A QUERIDINHA DO VOVÔ - O FURACÃO - NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS - A MOCIDADE DE LINCOLN - AO RUFAR DOS TAMBORES - VINHAS DA IRA - A LONGA VIAGEM DE VOLTA - COMO ERA VERDE O MEU VALE - FOMOS OS SACRIFICADOS - PAIXÃO DOS FORTES - SANGUE DE HERÓIS - O CÉU MANDOU ALGUÉM - LEGIÃO INVENCÍVEL - RIO GRANDE - SANGUE POR GLÓRIA - DEPOIS DO VENDAVAL - MOGAMBO - A PAIXÃO DE UMA VIDA - MISTER ROBERTS - RASTROS DE ÓDIO - ASAS DE ÁGUIA - O ÚLTIMO HURRAH - MARCHA DE HERÓIS - TERRA BRUTA - O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA - A CONQUISTA DO OESTE - O AVENTUREIRO DO PACÍFICO - CREPÚSCULO DE UMA RAÇA.

Pesquisa facilitada


A vida do historiador de hoje é bem mais prática, pois temos diversos sites com fontes digitalizadas. Estive no arquivo nacional no RJ e recebi boas dicas de endereços eletrônicos para pesquisas, passo para vocês todos eles:

http://memoria.nemesis.org.br/
O Portal de memória estatística Brasileira reúne uma série de documentos raros sobre a História Econômica e Política guardados no acervo da Biblioteca do Ministério da Fazenda (BMF-RJ)

http://crl.edu/brazil
O Latin-American Microform Project (LAMP) no Center for Research Libraries (CRL) foi desenvolvido para produzir imagens digitais de séries de publicações emitidas pelo Poder Executivo do Governo do Brasil entre 1821 e 1993.

http://www.senado.gov.br/
O site possui diversas leis que foram publicas no Brasil e documentos digitalizados nessa temática. Aconselho ir direto para o link: publicações.

http://www2.camara.gov.br/
Disponibiliza obras relacionadas ao Brasil impressas entre 1504 e 1900 e livros escritos por brasileiros durante a fase colonial.

sábado, 17 de julho de 2010

Capes e CNPq decidem autorizar atividade remunerada a bolsistas

Os Presidentes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram na quinta-feira (15) documento que autoriza bolsistas de pós-graduação das agências a receber complementação financeira, de outras fontes, desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse acadêmico, científico e tecnológico.A decisão foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União. De acordo com o site da Capes, em 2009, havia 47.153 bolsistas na agência. O CNPq concedeu 62.979 bolsas no mesmo ano, segundo o site do conselho.
Segundo a portaria, é vedada a acumulação de bolsas provenientes de agências públicas de fomento. Os bolsistas poderão exercer atividade remunerada, especialmente quando se tratar de docência como professores nos ensinos de qualquer grau.De acordo com o texto, para receber complementação financeira ou atuar como docente, o bolsista deverá obter autorização, concedida pelo orientador, devidamente informada à coordenação do curso ou programa de pós-graduação em que estiver matriculado e registrada no Cadastro Discente da Capes.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Filmes por diretores


Para quem adora cinema, assim como eu! É interessante assistir filmes por diretores, analisar as obras de cada um, perceber quais os seus métodos de direção, o olhar direcionado da câmera, enfim todos os detalhes que compõe a sua obra. Por isso vou disponibilizar semanalmente uma lista de filmes de alguns dos diretores mais reconhecidos no cinema mundial.

FRANCIS FORD COPPOLA,

O TERROR - DEMENTIA 13 - AGORA VOCÊ É UM HOMEM - A CAMINHO DO ARCO-ÍRIS - CAMINHOS MAL-TRAÇADOS - O PODEROSO CHEFÃO I, II E III - APOCALYPSE NOW - O FUNDO DO CORAÇÃO - VIDAS SEM RUMO - O SELVAGEM DA MOTOCICLETA - COTTON CLUB - PEGGY SUE, SEU PASSADO A ESPERA - JARDINS DE PEDRA - TUCKER, UM HOMEM E SEU SONHO - CONTOS DE NOVA YORK (epis.) - DRÁCULA DE BRAM STOKER - JACK - O HOMEM QUE FAZIA CHOVER - SUPERNOVA

STANLEY KUBRICK,

A MORTE PASSOU POR PERTO - O GRANDE GOLPE - GLÓRIA FEITA DE SANGUE - SPARTACUS - LOLITA - DOUTOR FANTÁSTICO - 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO - LARANJA MECÂNICA - BARRY LYNDON - O ILUMINADO - NASCIDO PARA MATAR - DE OLHOS BEM FECHADOS.

Post mortem Photos



Durante o século XIX, era comum que as pessoas ao morrer fossem fotografados. Esta atividade se chama Post mortem Photos.Isso pode até parece mórbido hoje, mas naquele tempo, isso era um costume natural. Os álbuns dos mortos eram uma espécie de negação da morte ao mesmo tempo que tornavam-se coisas guardadas pela família para lembrar dos entes queridos. Além disso, fotos nesta época eram um grande luxo. A fotografia em si era algo bem caro e funcionava como última homenagem aos falecidos.Dada a circunstância de fotografar a pessoa ainda fresca, eram criados verdadeiros cenários elaborados com composições muitas vezes complexas de estúdio para fazer os álbuns dos mortos. Em outros casos, depois de instalado o rigor mortis, era necessário inventar situações complicadas para a foto ficar natural, isso envolvia colocar calços sob cadeiras e inclinar a maquina para que a cena se ajustasse a posição fixa do cadáver.Para essas fotos o importante era fazer parecer que as pessoas estavam dormindo. Com isso, era comum fotos de grupos de mortos e também de pessoas vivas sentados fazendo poses com cadáveres. Grande parte das Fotos de bebês eram coloridas artificialmente para dar um tom de vida ao cadáver infante. O mais estranho é que o site ebay no endereço (http://collectibles.shop.ebay.com/Collectibles-/1/i.html?_nkw=post+mortem&_sop=1) tem uma página de vendas dessas fotos...fazer o que,para alguns isso vale dinheiro!