Diccionario Bio-bibliographico Cearense - Barão de Studart


Os historiadores cearenses utilizam de forma recorrente as fontes relacionadas ao Barão de Studart, principalmente o seu Dicionário Biográfico que contém os nomes e resumos da vida de diversas personalidades do século XIX no Ceará, o que poucos sabem é que já existe um site que possui as algumas informações dos 3 volumes em formato de pesquisa por nomes ou verbetes, no site:
http://www.ceara.pro.br/cearenses/Cearensesindex.asp?offset=1490

Ainda no mesmo site encontramos os seguintes links:

Fortaleza Antiga - É um trabalho desenvolvido pelo Arquivista Nirez (Miguel Ângelo de Azevedo) que permitiu a divulgação de fatos e comentários seus publicados na obra - Fortaleza Ontem e Hoje.

Fatos Históricos - É um trabalho de coletânea de dados históricos oriundo de várias obras, tendo como principais fontes: Cronologia Ilustrada de FORTALEZA Roteiro para um turismo histórico e cultural , Autor: Nirez, e artigos da Revistas do Instituto do Ceará - que contempla um total de mais de 20.000 fatos da História do Ceará (sempre crescente), onde há a possibildiade de se pesquisar por data ou por verbete um determinado fato da história.

Cearenses Ilustres - É uma coletânea de várias obras que contemplam biografias de cearenses, permitindo o acesso por Nome (de família ou de Guerra), bem como sobrenomes de famílias. Há catalogadas, cerca de 2.500 biografias de cearenses.

Instituto do Ceará - É o site OFICIAL do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico, instituição secular cearense, guardião da História e dos Homens de História. Neste menu você encontrará centenas de livros e artigos publicados pelos seus sócios fundadores e membros atuais, num total de 3200 artigos, 60.000 páginas de história.


http://www.ceara.pro.br/gerais/sobreosite.html

Comentários

Postagens mais visitadas